História do ‘‘Parabéns pra Você’’
Hoje vai ser uma festa
Bolo e guaraná
Muito doce pra você
É o seu aniversário
Vamos festejar
E os amigos receber
Mil felicidades e amor no coração
Que a sua vida seja sempre doce e emoção
Bate, bate palma que é hora de cantar
Agora todos juntos vamos lá
Parabéns
Parabéns
Hoje é o seu dia
Que dia mais feliz
E então eu me dei conta que a Xuxa lançou isso
nos anos 80. É impressionante. A musica da Xuxa está tocando em todos,
absolutamente todos os aniversários de criança que eu vou desde que ela e o
Maurício Vidal criaram a canção. Enquanto Xuxa se esguelava entre as palmas dos
familiares do bacuri lá no play eu comecei a pensar se a Xuxa não teria matado
o clássico dos clássicos, o “parabéns pra você”.
Mas assim que a musica da xuxa acabou, o povo emendou a canção oficial de aniversário. E eu me senti melhor por perceber que pelo menos por enquanto, o parabéns da xuxa não substituiu a canção tradicional, tão singela e direta em sua letra.
Eu fiquei prestando atenção na letra. Baixei a tv e comecei a me perguntar quem teria sido o criador daquela musica. Decidi investigar isso.
Mas assim que a musica da xuxa acabou, o povo emendou a canção oficial de aniversário. E eu me senti melhor por perceber que pelo menos por enquanto, o parabéns da xuxa não substituiu a canção tradicional, tão singela e direta em sua letra.
Eu fiquei prestando atenção na letra. Baixei a tv e comecei a me perguntar quem teria sido o criador daquela musica. Decidi investigar isso.
O que eu descobri me impressionou. Primeiro que o
“parabéns pra você” não se chama “parabéns pra você”. Ele se chama “Parabéns a
você”.
Depois, descobri que a melodia tem um autor e a letra tem outro.
A melodia da música foi criada por duas irmãs. Mildred e Patricia Smith Hill. Elas
eram professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky em 1875. O
objetivo das irmãs era fazer uma musiquinha para que as crianças cantassem na
escola Louisville Experimental Kindergarten School todo dia na hora da entrada.
Não tinha absolutamente NADA a ver com aniversários ou festas.
pelas irmãs americanas. A musica se chamou “Good Morning to All” (“Bom dia a
Todos”)e Mildred e Patricia Smith registraram a música em 1893.
No ano de 1924 a musica das irmãs apareceu sem
autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a
melodia e a primeira frase de “Good Morning to All” – o segundo verso, Robert
Coleman alterou para “Happy Birthday To You”, o popular “parabéns a você”.
Foi com esta versão que a música ganhou
popularidade. Mas a família Hill não ia deixar isso barato. Por conta do
plagio, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça
pelos direitos autorais da música.
Jessica venceu e desde então, acredite se quiser, é preciso pagar
royalties para tocar o “Parabéns”! Seja no rádio, na TV ou no cinema,
tocou tem que pagar.
Segundo a revista americana Forbes, a gravadora
Warner – a atual detentora dos direitos da música – fatura em média 2 milhões
de dólares por ano só com os royalties advindos do “Parabéns”.
É interessante notar que o Parabéns a você
praticamente não tem letra na versão inglês. É só uma repetição happy bithday
to you… Sendo que a versão mais famosa da musica é a que Marilyn Monroe cantou
quase obscenamente para John Kennedy no dia do aniversário do presidente, uma
das grandes saias justas da história.
No Brasil, o parabéns a você tem uma letra
infinitamente mais bem bolada que na versão de Robert Coleman. A letra em
português da célebre canção surgiu quando a rádio Tupi do Rio de Janeiro
organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia
de “Happy Birthday To You”.
Bertha Celeste Homem de Mello, ganhou o concurso
com a versão que todos nós ouvimos todos os anos. Bertha, até sua morte no ano
de 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela
escreveu: “Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos
anos de vida.”
Confesso que eu pensava que esta música era muito
mais antiga. Nem imaginava que o parabéns tivesse uma história de falcatruas,
processos e royalties. Mas é isso. Música de Mildred e Patricia Smith Hill e
letra de Bertha Celeste Homem de Mello.
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